Opioides e seus efeitos cardiovasculares
by
by Quoretech
April 2, 2021

Os opioides são uma classe de medicamentos usados há dezenas de anos pela medicina, porém podem causar efeitos cardiovasculares e em outras regiões do corpo.

Potentes analgésicos, como a morfina, são usados para diversos tipos de pacientes, por exemplo, os oncológicos. Essas substâncias, apesar de trazerem conforto para pessoas com fortes dores, geralmente de origem visceral, podem causar vícios, entre outros ônus.

Compreenda neste artigo os principais efeitos cardiovasculares causados por opioides e qual o panorama atual sobre essa classe de remédios.

Efeitos cardiovasculares causados por opioides

Segundo o conteúdo publicado no Portal PEBMED, o uso dos opioides está cada dia mais comum, como no caso de edemas no pulmão e dores clínicas muito fortes. No entanto, foi percebido que as mortes não intencionais decorrentes desse tipo de medicação estão aumentando.

A maior causa de óbitos por causa de opioides está relacionada aos efeitos cardiovasculares, por exemplo, arritmias, infarto agudo do miocárdio e até mesmo endocardite.

Além disso, pode-se adicionar a essa lista a bradicardia, síncope, rubor e vasodilatação.

Esses problemas, adicionados a alguém que já sofre de doenças cardíacas, podem tomar proporções perigosas e até mesmo levar à morte.

Infelizmente, a ausência da medicação para aqueles que por algum motivo são dependentes dos opioides também pode ser perigoso, devido aos sintomas de abstinência.

Entre eles, pode-se citar desde hipertensão até a síndrome coronariana aguda, que também são graves riscos que podem gerar complicações facilmente.

Como impedir efeitos cardiovasculares e morte por causa de opioides?

Para impedir os efeitos cardiovasculares tanto pelo uso de remédios dessa classe como pela abstinência deles, é essencial que o especialista pondere sobre a indicação e necessidade, bem como a quantidade, a frequência e o tempo de tratamento.

Uma das maiores recomendações é evitar ao máximo o uso crônico dessas drogas, analisar os primeiros sinais de vício nos pacientes e, claro, orientá-los a buscar tratamento e suspender a utilização dos opioides.

Se por acaso, durante o tempo de exposição, o paciente apresentar sintomas de falência respiratória, como alterações nos exames cardíacos, é preciso estar atento e agir rapidamente para evitar o falecimento ou graves sequelas.

Estar sempre informado sobre essa questão, os efeitos cardiovasculares que cada tipo de medicamento pode causar, assim como manter-se atualizado sobre os dados referentes aos opioides e suas reações adversas é essencial.

Panorama atual

Dados comprovam que o aumento do uso de opioides, principalmente Fentanil e Tramadol, estão mais altos e causaram o dobro de mortes por overdose, seja por uso prescrito ou ilícito, de acordo com um estudo feito pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC).

Os números apontam que o número de óbitos entre 2015 e 2016 foi o dobro em comparação aos outros anos, assim como comparando os dados de 1999 até 2010. O aumento da venda desse tipo de substância teve um aumento preocupante.

Isso demonstra que o uso desse medicamento está se tornando cada dia mais comum, mesmo em casos que não haveria a sua indicação, causando não só maiores taxas de falecimento, como sequelas cardíacas e dependência.

Agora que você sabe mais sobre a relação entre opioides e seus efeitos cardiovasculares, aproveite para ler sobre os riscos cardiovasculares da obesidade para os jovens.

Headquarters
+1 206-627-0030



Sao Paulo
+55 11 97319-6913
Headquarters
200 Bellevue Parkway Suite 210
Wilmington
DE 19809

Sao Paulo
Rua dos Pinheiros, 610 CJ22
Pinheiros - São Paulo
SP - 05422-001

Santa Rita do Sapucaí
Rua Juca Castelo, 680
Centro - Santa Rita do Sapucaí
MG - 37540-000
Approved by:
Approved by ANVISA | ANATEL | INMETRO
Always seek the advice of your physician or other qualified health provider with any questions you may have regarding a medical condition.